sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brinquedos Educativos por Idade / Faixa Etária

É impossível imaginar uma criança que nunca tenha brincado. A relação entre ela e o brinquedo vai muito mais além do que simplesmente divertir, os brinquedos educativos são um ótimo exemplo de como a criança pode aprender brincando. Os brinquedos educativos educam e estimulam o desenvolvimento da criança.

Um brinquedo educativo é capaz de aperfeiçoar a coordenação motora, estimular a fala e a inteligência das crianças. Ajudam a desenvolver habilidades gerais como a linguagem, e contribuem para a socialização através do simples contato.
Os brinquedos educativos são capazes de aguçar ainda mais a curiosidade da meninada. A criança exercita suas habilidades, trabalha percepção, concentração, enquanto se diverte. Um simples joguinho pode ensinar a criança a se relacionar com os amigos, entender conceitos como ganhar, perder e competir.Porém, características como a faixa etária e desenvolvimento da criança devem ser levadas em conta na hora de escolher um brinquedo educativo. Veja como os brinquedos educativos estimulam uma habilidade diferente de acordo com a idade da criança:
0 a 3 meses – ofereça brinquedos coloridos com movimentos e sons suaves. Dica: móbiles, caixinha de músicas e etc.
3 a 8 meses – apresente o pequeno aos brinquedos que estimulam a mastigação. Dica: mordedores e brinquedos em borracha – esse tipo de brinquedo é muito bem vindo nesta fase em que começam a se formar os primeiros dentinhos.
8 a 15 meses – brinquedos que estimulem a coordenação motora. Dica: utilize blocos de madeira, blocos de encaixe, entre outros desenvolvem o senso de direção, espaço e equilíbrio.
15 meses a 2 anos – ofereça brinquedos que despertem a criatividade da criança, aprimorem seu equilíbrio e noção de tamanho. Dica: bolas, cubos de encaixe, cavalinhos de balanço ajudam e muito a desenvolver estas habilidades.
3 a 5 anos – comece a introduzir brinquedos que desenvolvam a memória, raciocínio e noção de causa e conseqüência. Dica: quebra-cabeças, massinhas de modelar, livros com ilustrações e etc.
5 a 7 anos – através dos brinquedos educativos a criança pode desenvolver como habilidade de leitura, associando objetos às palavras ela vai construindo seu vocabulário ou até mesmo aprimorando seus conhecimentos matemáticos. Dica: alguns quebra-cabeças e jogos de memória utilizam o lúdico como alternativa para ensinar conceitos matemáticos, operações simples, ortografia, gramática e etc.
7 a 12 anos – inclua nas atividades da criança, brinquedos que estimulem a criatividade, raciocínio lógico, imaginação, conceitos matemáticos e etc. Dica: brinquedos como xadrez, jogos de dama, livros de aventura, entre outros.

Brinquedos Educativos para Meninos

Conheça os brinquedos educativos para meninos mais indicados de acordo com sua faixa etária:
Até 1 aninho: brinquedos coloridos e que podem ser levados a boca, como: móbiles musicais, mordedores, bolas, brinquedos de borracha em geral.  

2 a 5 anos – os brinquedos educativos em geral são indicados para esta fase. Utilize brinquedos de encaixe, blocos de madeira, massinha de modelar, carrinhos e outros brinquedos inspirados em personagens infantis.
6 a 10 anos – jogos de desafios com operações matemáticas, jogos de tabuleiro, dominós, livros infanto-juvenis, quebra-cabeças e etc.
A partir dos 10 anos – esta fase é marcada pela variedade de brinquedos que os atraem. Os pré-adolescentes gostam desde um bom livro de aventura a jogos eletrônicos, além de coisas relacionadas a esporte como patins, bolas de futebol, bicicleta e etc.

Brinquedos Educativos para Meninas

Os brinquedos educativos para meninas mais indicados, divido por faixa etária:
Até 1 aninho: brinquedos coloridos e que podem ser levados a boca, como: móbiles musicais, mordedores, bolas, brinquedos de borracha em geral.
2 a 5 anos – cubos de madeira, blocos de encaixe, bonecas de pano, ursos de pelúcia ou brinquedos inspirados em personagens infantis.
6 a 10 anos – Livros infanto-juvenis, acessórios para casinha de bonecas, pulseiras, brincos, anéis ou um estojo de maquiagem – indicados para crianças (atóxicos e dermatologicamente testados).
A partir dos 10 anos – Nesta idade, diversos brinquedos podem ser inseridos como jogos desafios, xadrez, dama, patins, aparelhos eletrônicos, livros, caixinha de jóias ou um diário podem desenvolver a expressão, criatividade, raciocínio, entre outras habilidades.

Fonte: www.brinquedospedagogicos.net

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Contar Histórias Ler o Mundo!

Credo dos contadores de histórias
 Creio que a imaginação pode mais que o
conhecimento.
 Que o mito pode mais que a História
Que os sonhos podem mais que os fatos.
Que a esperança sempre vence a
experiência.
Que só o riso cura a tristeza.
E creio que o amor pode mais que a
morte."

Meninas eu falo tanto na importância de contar histórias,do mundo mágico da leitura,mas nunca publiquei nada aqui.Então resolvi compartilhar algumas coisinhas com vcs!

Por que contar histórias?
“Não ensine seu filho que as estrelas
não são do tamanho que parecem ter:
maiores que a Terra!
São lâmpadas que os anjos acendem
todos os dias
Assim que o sol começa a escurecer...
Não diga a seu filho
Que as asas dos anjos
Só existem na imaginação.
Já vi meu anjo em sonho
E posso jurar que ele tem asas claras
Que até parecem feitas de luz.
Não encha a cabeça de seu filho
Ensinando-lhe hipóteses precárias
Que amanhã de nada servirão
Povoe de beleza
O olhar inocente de seu filho.
Dê-lhe uma provisão de bondade
Que chegue para a marcha da vida
Infunda-lhe na alma o amor de deus
e tudo o mais, por acréscimo ele terá”
Dom Hélder Câmara

Contar histórias por que?
Nesse mundo informatizado que vivemos as pessoas vem esquecendo de usar a imaginação.Você imagina como seria sem graça a vida sem ela?As crianças são seres férteis de  imaginação e pureza,são a base para o futuro da sociedade.Se as estimulamos desde pequenas aterem gosto pela leitura,elas terão caminhos abertos em seu futuro,que lê de maneira correta sabe interpretar,resolve melhor situações problemas,desenvolv a auto-estima.Então comnbatamos o comodismo,as insinuações violentas da mídia com o simples ato de ler para seus filhos, para seus alunos,para as crianças!

Mandamentos do contador de histórias
1. Escolha uma história de que você goste
muito e deseja contar.( É importante ter o domínio da história)
2. Leia essa história muitas vezes.
3. Feche os olhos e imagine o cenário, os
personagens, o tempo...
4. Escolha a voz para o narrador e para
os personagens da história.
5. Exercite seu poder de concentração.
6. Tenha cuidado com sua postura e os
vícios de linguagem.
7. Conte para alguém antes de contar
para todo o mundo.
8. Na hora de contar, olhe para todos: o
olhar diz muita coisa.
9. Seja natural, deixe falar o seu coração
e seduza o ouvinte para que ele deseje
ouvir novamente
Que história contar?

FAIXA ETÁRIA E INTERESSES
PRÉ-ESCOLARES:
 Até 3 ANOS FASE PRÉ-MAGICA
  •  Histórias de bichos
  •  Contos rítmicos leves lúdicos e bem humorados bem curtos
  •  Histórias com a criança
  •  Cantigas de ninar
Fase pré-mágica  De 3 a 6 anos
  •  Histórias de bichos
  • Pequenos contos de fadas com
enredo simples e poucas personagens
  •  Poemas
  • Trava-línguas
  •  Parlendas
  • Cantigas de rodas
Fase escolar – 7 anos
  • Histórias de crianças, animais e
encantamentos
  • Contos de fadas mais elaborados
  • Aventuras no ambiente próximo:
    família e comunidade
Fase escolar – 8 anos
  • Histórias humorísticas
  •  Contos de fadas mais elaborados
  •  Lendas folclóricas
Como Contar:
Escolha bem a história e o local,tenha domínio sobre eles,ou seja,conheça a história,o local,para que nada atrapalhe a contação.Prefira ambientes calmos e relaxantes,tenha postura de voz e de corpo,cuidado para não teatralizar demais e não ficar "falso".O ouvinte deve se identificar,gostar do que ouve e vê.Fale em tom calmo, porém com ritmo e entusiasmo.Você pode ou não inventar vozes para os personagens,o mais importante é usar entonação de destaque quando o tento exigir.Como por exemplo:"De repente"etc.Se uma criança interromper não a repreenda!Continue o texto convidando-a a ouvir.Ao final da história,pergunte o que eles entenderam,escute,comente e tente interagir.



Encerre com poeminhas ou rimas tipo...
“ Entrou por uma porta e
saiu por outra quem
quiser que conte
outra...”
DIVIRTA-SE!