sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brinquedos Educativos por Idade / Faixa Etária

É impossível imaginar uma criança que nunca tenha brincado. A relação entre ela e o brinquedo vai muito mais além do que simplesmente divertir, os brinquedos educativos são um ótimo exemplo de como a criança pode aprender brincando. Os brinquedos educativos educam e estimulam o desenvolvimento da criança.

Um brinquedo educativo é capaz de aperfeiçoar a coordenação motora, estimular a fala e a inteligência das crianças. Ajudam a desenvolver habilidades gerais como a linguagem, e contribuem para a socialização através do simples contato.
Os brinquedos educativos são capazes de aguçar ainda mais a curiosidade da meninada. A criança exercita suas habilidades, trabalha percepção, concentração, enquanto se diverte. Um simples joguinho pode ensinar a criança a se relacionar com os amigos, entender conceitos como ganhar, perder e competir.Porém, características como a faixa etária e desenvolvimento da criança devem ser levadas em conta na hora de escolher um brinquedo educativo. Veja como os brinquedos educativos estimulam uma habilidade diferente de acordo com a idade da criança:
0 a 3 meses – ofereça brinquedos coloridos com movimentos e sons suaves. Dica: móbiles, caixinha de músicas e etc.
3 a 8 meses – apresente o pequeno aos brinquedos que estimulam a mastigação. Dica: mordedores e brinquedos em borracha – esse tipo de brinquedo é muito bem vindo nesta fase em que começam a se formar os primeiros dentinhos.
8 a 15 meses – brinquedos que estimulem a coordenação motora. Dica: utilize blocos de madeira, blocos de encaixe, entre outros desenvolvem o senso de direção, espaço e equilíbrio.
15 meses a 2 anos – ofereça brinquedos que despertem a criatividade da criança, aprimorem seu equilíbrio e noção de tamanho. Dica: bolas, cubos de encaixe, cavalinhos de balanço ajudam e muito a desenvolver estas habilidades.
3 a 5 anos – comece a introduzir brinquedos que desenvolvam a memória, raciocínio e noção de causa e conseqüência. Dica: quebra-cabeças, massinhas de modelar, livros com ilustrações e etc.
5 a 7 anos – através dos brinquedos educativos a criança pode desenvolver como habilidade de leitura, associando objetos às palavras ela vai construindo seu vocabulário ou até mesmo aprimorando seus conhecimentos matemáticos. Dica: alguns quebra-cabeças e jogos de memória utilizam o lúdico como alternativa para ensinar conceitos matemáticos, operações simples, ortografia, gramática e etc.
7 a 12 anos – inclua nas atividades da criança, brinquedos que estimulem a criatividade, raciocínio lógico, imaginação, conceitos matemáticos e etc. Dica: brinquedos como xadrez, jogos de dama, livros de aventura, entre outros.

Brinquedos Educativos para Meninos

Conheça os brinquedos educativos para meninos mais indicados de acordo com sua faixa etária:
Até 1 aninho: brinquedos coloridos e que podem ser levados a boca, como: móbiles musicais, mordedores, bolas, brinquedos de borracha em geral.  

2 a 5 anos – os brinquedos educativos em geral são indicados para esta fase. Utilize brinquedos de encaixe, blocos de madeira, massinha de modelar, carrinhos e outros brinquedos inspirados em personagens infantis.
6 a 10 anos – jogos de desafios com operações matemáticas, jogos de tabuleiro, dominós, livros infanto-juvenis, quebra-cabeças e etc.
A partir dos 10 anos – esta fase é marcada pela variedade de brinquedos que os atraem. Os pré-adolescentes gostam desde um bom livro de aventura a jogos eletrônicos, além de coisas relacionadas a esporte como patins, bolas de futebol, bicicleta e etc.

Brinquedos Educativos para Meninas

Os brinquedos educativos para meninas mais indicados, divido por faixa etária:
Até 1 aninho: brinquedos coloridos e que podem ser levados a boca, como: móbiles musicais, mordedores, bolas, brinquedos de borracha em geral.
2 a 5 anos – cubos de madeira, blocos de encaixe, bonecas de pano, ursos de pelúcia ou brinquedos inspirados em personagens infantis.
6 a 10 anos – Livros infanto-juvenis, acessórios para casinha de bonecas, pulseiras, brincos, anéis ou um estojo de maquiagem – indicados para crianças (atóxicos e dermatologicamente testados).
A partir dos 10 anos – Nesta idade, diversos brinquedos podem ser inseridos como jogos desafios, xadrez, dama, patins, aparelhos eletrônicos, livros, caixinha de jóias ou um diário podem desenvolver a expressão, criatividade, raciocínio, entre outras habilidades.

Fonte: www.brinquedospedagogicos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário